Posted: 18 Nov 2015 09:30 AM PST
Por Fernando Buglia
Por Fernando Buglia
Entender os detalhes e os cálculos que envolvem o conhecimento da estrutura atômica moderna é fundamental para qualquer estudante, principalmente para os vestibulandos. Afinal, essa área da química é amplamente explorada, não só pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como também pelos vestibulares tradicionais que ainda restaram em vários cantos do país.
Pensando nisso, resolvemos trazer uma boa introdução sobre alguns conceitos básicos da estrutura atômica.
Primeiramente, é importante lembrar que, por meio dos métodos de mecânica quântica e ondulatória, muitos conceitos dos modelos atômicos surgidos anteriormente puderam ser corrigidos e/ou substituídos. Inclusive, já falamos sobre os diversos modelos atômicos que apareceram ao longo do tempo. Clique aqui e veja o artigo.
Entretanto, de maneira bastante simplificada e didática, podemos dizer que o átomo moderno é tomado com as seguintes características: Um núcleo (formado de prótons e nêutrons) e a eletrosfera (composta pelos elétrons).
Os prótons são partículas carregadas positivamente. Os nêutrons são partículas neutras. Já os elétrons são partículas de massa desprezível e carga negativa. O conjunto dos elétrons que orbitam em torno do núcleo constitui a eletrosfera.
Portanto, de forma resumida, teremos:
- Núcleo: Prótons + Nêutrons
- Eletrosfera: Elétrons
A ilustração abaixo deixa bem clara as divisões modelo citadas:
Número atômico (Z)
Constitui o número de prótons de um átomo. É dessa constatação que deriva um dos conceitos mais importantes da química: o elemento químico.
Elemento químico é o conjunto de átomos que apresenta o mesmo número atômico . Ou seja, mesmo número de prótons.
Exemplos: Carbono (C), Hidrogênio(H), Oxigênio (O), Sódio (Na) etc.
Número de massa (A)
É a soma dos prótons e nêutrons do núcleo do átomo.
A= p + n
Agora que você já entendeu a diferença entre número atômico (Z) e Número de Massa, que tal tentar fazer um exercício bastante simples, só para fixar o que acabou de ler? Vamos lá?
Exercício de fixação
1 – O elemento sódio possui 11 prótons e 12 nêutrons, qual seu número de massa (A)?
p = 11
n = 12
A = p + n
A = 11+12
A = 23
2 – Sabendo que o número atômico do Cálcio (Ca) é 20, e seu número de massa é igual a 40, calcule seu número de nêutrons.
Z = p = 20
A = 40
A = n + p
40 = n + 20
40 – 20 = n
n = 20.
Z = p = 26
A = 56
A = n + p
56 = n + 26
56 – 26 = n
n = 30
Nenhum comentário:
Postar um comentário