terça-feira, 22 de julho de 2025

Estudo do sinal de uma função quadrática

O estudo do sinal de uma função quadrática permite identificar em quais intervalos do domínio a função assume valores positivos, negativos ou nulos. Isso é fundamental para resolver inequações, analisar o comportamento de gráficos e tomar decisões em problemas práticos.

A função quadrática tem a forma:

f(x) = ax2 + bx + c

O que significa “sinal”:

  • Positivo: Quando f(x) > 0, o gráfico está acima do eixo x.
  • Negativo: Quando f(x) < 0, o gráfico está abaixo do eixo x.
  • Zero: Quando f(x) = 0, os pontos de interseção com o eixo x, chamados de raízes.

Como estudar o sinal:

1. Encontrar as raízes da equação f(x) = 0

Resolva a equação quadrática usando fórmula de Bhaskara ou fatoração:


Onde:


ou

2. Analisar o coeficiente "a":
Se a > 0, a parábola tem concavidade voltada para cima:

Se a < 0, a parábola tem concavidade voltada para baixo:


3. Dividir a reta real em intervalos entre as raízes
Exemplo: se as raízes forem x1 e x2, examine os sinais em:
  • x < x1
  • x1 < x < x2
  • x > x2

Dica Visual:

O gráfico da função quadrática é uma parábola. O sinal da função pode ser visualizado observando em quais regiões a parábola está acima ou abaixo do eixo x.

1º caso: △ > 0

Neste caso:

A função admite dois zeros reais diferentes, x1 e x2;

A parábola que representa a função intersecta o eixo x em dois pontos.

f(x) = 0 para x = x1  ou  x = x2

f(x) > 0 para x < x1  ou  x > x2

f(x) < 0 para x1 < x < x2

f(x) = 0 para x = x1  ou  x = x2

f(x) > 0 para x1 < x < x2

f(x) < 0 para x < x1  ou  x > x2

 

2º caso: △ = 0

Neste caso:

A função admite dois zeros reais e iguais, x1 = x2;

A parábola que representa a função intersecta o eixo x em apenas um ponto.

f(x) = 0 para x = x= x2

f(x) > 0 para x ≠ x= x2                 



f(x) = 0 para x = x= x2

f(x) < 0 para x ≠ x= x2  

3º caso: △ < 0

Neste caso:

A função não admite zeros reais;

A parábola que representa a função não intersecta o eixo x.

f(x) > 0, ∀ x ∈ ℝ


f(x) < 0, ∀ x ∈ ℝ

Exemplos

1 – Estudar o sinal da função f(x) = x2 – 4.

Resolução:

Para encontrar as raízes de f(x), vamos usar fatoração:

f(x) = 0   ⇒    x2 – 4 = 0

x2 – 22 = 0     ⇒     (x + 2)⋅(x – 2) = 0

x + 2 = 0  ⇒    x = – 2

ou

x – 2 = 0   ⇒  x = 2

Raízes: x = – 2 e x = 2

  • A parábola tem concavidade voltada para cima: a > 0
  • Sinal:
  • f(x) > 0 quando x < – 2 ou x > 2
  • f(x) < 0 quando – 2 < x < 2
  • f(x) = 0 quando x = – 2 ou x = 2

2 – Estudar o sinal da função f(x) = x² – 5x + 6.

Resolução:

Fazendo f(x) = 0: 

x² – 5x + 6 = 0

a = 1,  b = – 5   e   c = 6


Raízes:

Concavidade:

a = 1 > 0, que é maior que zero, então a concavidade é voltada para cima.

Sinal:
Entre as raízes (2 e 3), a função é negativa (f(x) < 0). 
Antes da raiz 2 e depois da raiz 3, a função é positiva (f(x) > 0).
Nos pontos x = 2 e x = 3, a função é nula (f(x) = 0). 

Exercícios

1 - Estude o sinal da função f(x) = x2 – 2x + 1.

Resolução:

Fazendo f(x) = 0: 

x2 – 2x + 1 = 0 

a = 1, b = – 2 e c = 1

Raízes:


A parábola tem concavidade voltada para cima: a = 1 > 0

Sinais:

f(x) = 0 para x = 1

f(x) > 0 para x ≠ 1  

2 - Faça o estudo do sinal da função f(x) = 6x2 – 5x + 1.

Resolução:

Fazendo f(x) = 0: 

x2 – 2x + 1 = 0

a = 6,  b = – 5  e  c = 1




A parábola tem concavidade voltada para cima: a = 6 > 0
Sinais:

f(x) > 0 quando:
           
f(x) < 0 quando:
          
f(x) = 0 quando: 
         

3 - Estude o sinal da função f(x) = – x2 – 2x + 3.

Resolução:

Fazendo f(x) = 0: 

– x2 – 2x + 3 = 0

a = – 1,  b = – 2   e   c = 3



A parábola tem concavidade voltada para baixo: a = – 1 <  0


Sinais:

f(x) > 0 quando – 3 < x < 1
f(x) < 0 quando x < – 3 ou x > 1
f(x) = 0 quando x = – 3 ou x = 1

4 - Dada a função f(x) = x2 + 4x + 4, faça o estudo de seu sinal.

Resolução:

Fazendo f(x) = 0: 

x2 + 4x + 4 = 0

a = 1,   b = 4   e   c = 4


Raízes:

A parábola tem concavidade voltada para cima: a = 1 > 0 
Sinais:

f(x) = 0 para x = – 2

f(x) > 0 para x ≠ – 2  

5 – Fazer o estudo do sinal da função f(x) = x(1 – x) – 1.

Resolução:

f(x) = x(1 – x) – 1

f(x) = x – x2 – 1

f(x) = – x2 + x – 1

Fazendo f(x) = 0:

x2 + x – 1 = 0

a = – 1, b = 1 e c = – 1

△ < 0

A parábola tem concavidade voltada para baixo: a = – 1 < 0

Sinais: f(x) < 0, ∀ x ∈ ℝ

6 - Determine os valores de c para os quais temos 𝑥2 + 4𝑥 + 𝑐 > 0, ∀ 𝑥 ∈ ℝ.

Resolução:

Condição: △ < 0

a = 1, b = 4 e c = ?

Multiplicado por ( – 1):

– 4c < –16   ( – 1)

4c  > 16



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